sexta-feira, 9 de abril de 2010

A sociedade no mundo das maravilhas


Ciberespaço

A definição ciberespaço foi criada por William Gibson em seu romance Ficcional Neuromancer que descreve um sistema ou lugar de reprentação gráfica dos dados.
Ciberespaço pode ser conceituda também como um dispositivo de comunicação interativo e comunitário, apresenta-se como um instrumento dessa inteligência coletiva.
A definição denotativa de Ciberespaço é que é um conjunto de informações codificadas binariamente que transita em circuitos digitais e redes de transmissão.


Sociedade em rede

Sociedade em rede é um Conceito elaborado pelo sociólogo Manuel Castells. Ela resume a morfologia da nova sociedade, onde tudo é sistêmico e interconectado.É uma Estrutura social construída em torno de redes de informação, a partir do desenvolvimento de tecnologias (TICs), como exemplo as redes sociais que interligam o mundo inteiro pela internet.

O que seria da sociedade em rede sem o ciberespaço?

Ciberespaço é a rede que liga os computadores e por conseqüência as pessoas. Sociedade em rede são redes constituídas por internautas que formão nós em torno do ciberespaço. A sociedade em rede não seria nada sem o ciberespaço, sem um espaço para nós comunicarmos não seriamos ligados e não compartilharíamos informações sendo elas relevantes ou não, seriamos apenas países isolados com pouca comunicação mundial. O Ciberespaço abriu portas para uma sociedade em rede onde todos têm direito de se expressar e sendo assim de interagir com aquilo que lhes interessa.

Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário