sexta-feira, 30 de abril de 2010

Pluralidade versus solidão.


Toda a pluralidade e a democracia da internet criam barreiras sociais entre as pessoas, pois o mundo virtual trás a falsa sensação de conjunto, auto-suficiência que cai por terra quando um internauta fixado na rede, precisa se relacionar pessoalmente com alguém. As relações estão ficando impessoais, pois com as novas mídias não é mais necessário mais conhecer bem uma pessoa para ela conhecer seus segredos ou dados pessoais.

Segundo Dominique Wolton – “Há um descompasso entre a velocidade e o volume de informações aos quais temos acesso todos os dias e nossa capacidade de se comunicar. As informações avançam rápido, já a comunicação, muito devagar. Identificamos erroneamente as técnicas de comunicação ao progresso, e esquecemos a complexidade do homem”.

Estamos esquecendo que o ser humano precisa mais do que relações impessoais, não queremos mais parar para conversar e discutir. Colocamos tudo na rede, nas mídias e esperamos que o outro compreenda, da mesma forma que pensamos quando escrevemos, isso gera ruídos e é ai que a complexidade da comunicação se faz valer.


A falta de intermediação da web gera a sensação de que podemos saber de tudo, a qualquer hora, em qualquer lugar. Sensação falsa essa, pois só iremos nos aprofundar naquilo que pesquisarmos a fundo. A democracia é utópica e é isso que Dominique Wolton critica , “porque se você não tem intermediários, é o dinheiro e as minorias que dominam. Não existe democracia sem intermediários: políticos, jornalistas, professores, médicos...”


Não podemos dizer a internet é de todo mau, mas, se não usada com moderação, visando somente nosso bem, ela pode se tornar uma arma anti-social e enganosa, nos levando a acreditar que existe democracia onde somente a minoria que tem acesso a essa mídias dominam.




Fontes:

ENTREVISTA / DOMINIQUE WOLTON
A desconstrução das utopias digitais
Por Bolívar Torres em 28/4/2010

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Vivas a interatividade.

Interatividade significa simplesmente uma “troca”. E o que seria da web sem a interatividade?
Ela com certeza não seria o sucesso que é hoje. As redes sociais não existiriam, e elas são o que move a web nos dias de hoje.
Os sites interativos tendem a ser muito mais visitados e sendo assim tem sucesso e reconhecimento na internet.
Empresas que investem na internet abrem espaço para o seu consumidor avaliar e resolver seus problemas ali mesmo, sentado em casa, esse tipo de comportamento facilita para a empresa, pois ela recebe o feedback direto do consumidor, sem ruídos externos, o que garante o maior sucesso na interatividade com o cliente.

O sucesso da web se deve, também, as redes sociais, a interatividade que ela traz com as pessoas próximas ou não, encanta os internautas, aproxima amigos antigos, família.
Sem a interatividade não estaríamos globalizados como somos hoje, vivas
a interatividade e a web 2.0.

Blogueiro de Sucesso



Entrevista feita por e-mail com O Criador do blog Dr Pepper, Daniel M. T.

1 - Desde quando o site existe?
DMT - O site nasceu em 28 de maio de 2008, espero que continue
por mais um bom tempo, já que eu também me divirto com
a interação das pessoas que gostam do conteúdo.

2 - Qual a média de acessos ao blog diariamente?
DMT - Atualmente, estou com uma média 50.000 acessos diários.
Mas sempre há períodos de grandes oscilações, as vezes
aumenta de forma surpreendente, mas também já ocorreu de
cair muito.

3 - No início, o que você fez para divulgar o blog?
DMT - Parcerias! Nunca recusei uma parceria, pelo contrário,
corri atrás de muitas. Sem os amigos blogueiros, o Dr Pepper
não existiria!

4 - O Dr Pepper possui alguma fonte de lucro?
DMT - Eu coloco anúncios do Submarino e também vendo os
‘produtos Dr Pepper’, camisetas com as tiras e outras coisas.
Mas eu tento não pecar pelo excesso de publicidade para não
poluir a página e espantar os leitores. Meu objetivo principal
ainda é levar entretenimento para todos.

5 - O que você espera do Dr Pepper no futuro?
DMT - Não faço muitos planos para o futuro, o Dr Pepper foi criado
para divertir as pessoas sem compromisso. Espero continuar
tendo idéias que agradem meus leitores e que estes continuem
me acompanhando, crescendo juntos!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Avanço Digital


A convergência digital está presente cada vez mais em nosso dia-dia, mas antes de dar exemplos e falar das maravilhas que as novas mídias e novas tecnologias estão fazendo em nossa vida, quero definir convergência digital.

Convergência digital é todo o processo que engloba Mídias, tecnologias unindo-as. Como exemplo o aparelho celular, todos os MP3,MP4 e assim por diante. Basicamente transforma as novas tecnologias em multiusos.

Uma novidade que está dando o que falar no Brasil é a Televisão Digital. Ela vai dar poder ao telespectador, como por exemplo ver a sinopse da novela que está passando, ver capítulos anteriores, comprar a roupa que a protagonista está usando,
ela vai facilitar a vida das pessoas.

Essa novidade trás boas novas à publicidade, pois é a uma nova forma de mídia que promete dar muito certo, aliar Meio de comunicação de massa á uma mídia mais objetiva, atingir varias pessoas sem deixar a campanha impessoal é um sonho que se concretiza com a televisão digital. Muito se sabe sobre a televisão digital, mas vamos saber seus resultados somente quando se tornar comum a todos os seus cidadãos.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

A sociedade no mundo das maravilhas


Ciberespaço

A definição ciberespaço foi criada por William Gibson em seu romance Ficcional Neuromancer que descreve um sistema ou lugar de reprentação gráfica dos dados.
Ciberespaço pode ser conceituda também como um dispositivo de comunicação interativo e comunitário, apresenta-se como um instrumento dessa inteligência coletiva.
A definição denotativa de Ciberespaço é que é um conjunto de informações codificadas binariamente que transita em circuitos digitais e redes de transmissão.


Sociedade em rede

Sociedade em rede é um Conceito elaborado pelo sociólogo Manuel Castells. Ela resume a morfologia da nova sociedade, onde tudo é sistêmico e interconectado.É uma Estrutura social construída em torno de redes de informação, a partir do desenvolvimento de tecnologias (TICs), como exemplo as redes sociais que interligam o mundo inteiro pela internet.

O que seria da sociedade em rede sem o ciberespaço?

Ciberespaço é a rede que liga os computadores e por conseqüência as pessoas. Sociedade em rede são redes constituídas por internautas que formão nós em torno do ciberespaço. A sociedade em rede não seria nada sem o ciberespaço, sem um espaço para nós comunicarmos não seriamos ligados e não compartilharíamos informações sendo elas relevantes ou não, seriamos apenas países isolados com pouca comunicação mundial. O Ciberespaço abriu portas para uma sociedade em rede onde todos têm direito de se expressar e sendo assim de interagir com aquilo que lhes interessa.

Mais informações:

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Evolução Web

Enfim a explicação para a diferença entre web e web 2.0. Uma primeira colocação necessária para entender as duas é de que uma não é a nova versão da outra, o nome se dá somente para caracterizar e identificar a web 2.0.

Existem divergências sobre a utilidade desse estilo de web. Alguns céticos acreditam que a web 2.0 tornar ignorante essa rede de informações, pois qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento sobre o assunto, pode postar e falar com uma falsa prioridade sobre um assunto que não domina.
Vamos as diferenças entre elas.

A web 1.0 tem suas formas estáticas, sem um retorno dos internautas, sem criatividade em seus layouts, enfim sem movimento. Isso tira o interesse do internauta.Eles contêm informações que podem ser úteis, mas não existe razão para que um visitante retorne ao site mais tarde. Um exemplo pode ser uma página pessoal que ofereça informações sobre o dono do site, mas que não mude nunca.
A web 1.0 não é interativa os visitantes podem visitá-los, mas não modificá-los ou contribuir com eles. A maioria das organizações têm páginas de perfis que visitantes podem consultar mas sem fazer alterações. Os aplicativos da Web 1.0 são fechados sob a filosofia da Web 1.0, as empresas desenvolvem aplicativos de software que os usuários podem baixar, mas não são autorizados a ver como o aplicativo funciona, ou a alterá-lo.

A web 2.0 tem sua forma mais dinâmica, com retorno dos internautas e muitas vezes até mesmo com conteúdo informativo dele. Parte da filosofia da Web 2.0 é a criação de páginas que os visitantes possam criar e modificar. Por exemplo, o site da Amazon permite que usuários resenhem produtos.

Porém não podemos dizer que suas diferenças são gritantes pois a fronteira sobre o que distingue Web 1.0 de Web 2.0 nem sempre é clara. Alguns sites são muito estáticos, mas incluem seção para comentários de visitantes. O site como um todo pode seguir a abordagem Web 1.0, mas a seção de comentários seria Web 2.0. Mesmo os especialistas em Web discordam quanto a como classificar as páginas de Web e alguns consideram que tentar rotulá-las seja um erro.
Saiba + : Web 1.0

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Internet- Rede de informações

Em 1969 inicia a internet e com ela o mundo de possibilidades. No 1972 é criado o primeiro e-mail por Ray Tomlinson, mas foi em 1975 que é desenvolvido o MSG, primeiro programa que permite escrever, responder ou redirecionar e-mail.Logicamente esse programa era muito mais rude do que conhecemos hoje.

O nome internet como conhecemos só foi usada na década de 80 mais precisamente em 1981, o numero de computadores era de dez mil em 1987 e já em 1989 o numero muda para cem mil computadores esse numero cresce absurdamente durante os anos.

Em 1990 já são trezentos mil. Em 1994 a internet vira ferramenta de publicidade, banners de web começam a aparecer no site hotwired.com, mais uma novidade da web são as rádios que entram no mundo digital durante esse ano, já em 1995 surge o primeiro sistema de busca Lycos e o numero de usuários sobe para dez milhões. A Microsoft cria o Explorer.

Em 1996 surge a internet ADSL. Nos anos 2000 o numero cresce 304 milhões de computadores conectados à rede no mundo. Estima-se que a Internet tenha mais de 1 bilhão de páginas indexáveis, e cerca de 22 milhões de servidores diferentes.

E não parou somente nesses números, a rede de informações chamada de internet cresce progressivamente com a criação de milhares de blogs ,sites e etc.

O computador deixou de ser somente uma ferramenta de trabalho para o ser humano, ele hoje com a ajuda da internet aproxima pessoas gera informações, facilitando o dia-dia.