sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Evolução Web

Enfim a explicação para a diferença entre web e web 2.0. Uma primeira colocação necessária para entender as duas é de que uma não é a nova versão da outra, o nome se dá somente para caracterizar e identificar a web 2.0.

Existem divergências sobre a utilidade desse estilo de web. Alguns céticos acreditam que a web 2.0 tornar ignorante essa rede de informações, pois qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento sobre o assunto, pode postar e falar com uma falsa prioridade sobre um assunto que não domina.
Vamos as diferenças entre elas.

A web 1.0 tem suas formas estáticas, sem um retorno dos internautas, sem criatividade em seus layouts, enfim sem movimento. Isso tira o interesse do internauta.Eles contêm informações que podem ser úteis, mas não existe razão para que um visitante retorne ao site mais tarde. Um exemplo pode ser uma página pessoal que ofereça informações sobre o dono do site, mas que não mude nunca.
A web 1.0 não é interativa os visitantes podem visitá-los, mas não modificá-los ou contribuir com eles. A maioria das organizações têm páginas de perfis que visitantes podem consultar mas sem fazer alterações. Os aplicativos da Web 1.0 são fechados sob a filosofia da Web 1.0, as empresas desenvolvem aplicativos de software que os usuários podem baixar, mas não são autorizados a ver como o aplicativo funciona, ou a alterá-lo.

A web 2.0 tem sua forma mais dinâmica, com retorno dos internautas e muitas vezes até mesmo com conteúdo informativo dele. Parte da filosofia da Web 2.0 é a criação de páginas que os visitantes possam criar e modificar. Por exemplo, o site da Amazon permite que usuários resenhem produtos.

Porém não podemos dizer que suas diferenças são gritantes pois a fronteira sobre o que distingue Web 1.0 de Web 2.0 nem sempre é clara. Alguns sites são muito estáticos, mas incluem seção para comentários de visitantes. O site como um todo pode seguir a abordagem Web 1.0, mas a seção de comentários seria Web 2.0. Mesmo os especialistas em Web discordam quanto a como classificar as páginas de Web e alguns consideram que tentar rotulá-las seja um erro.
Saiba + : Web 1.0

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Internet- Rede de informações

Em 1969 inicia a internet e com ela o mundo de possibilidades. No 1972 é criado o primeiro e-mail por Ray Tomlinson, mas foi em 1975 que é desenvolvido o MSG, primeiro programa que permite escrever, responder ou redirecionar e-mail.Logicamente esse programa era muito mais rude do que conhecemos hoje.

O nome internet como conhecemos só foi usada na década de 80 mais precisamente em 1981, o numero de computadores era de dez mil em 1987 e já em 1989 o numero muda para cem mil computadores esse numero cresce absurdamente durante os anos.

Em 1990 já são trezentos mil. Em 1994 a internet vira ferramenta de publicidade, banners de web começam a aparecer no site hotwired.com, mais uma novidade da web são as rádios que entram no mundo digital durante esse ano, já em 1995 surge o primeiro sistema de busca Lycos e o numero de usuários sobe para dez milhões. A Microsoft cria o Explorer.

Em 1996 surge a internet ADSL. Nos anos 2000 o numero cresce 304 milhões de computadores conectados à rede no mundo. Estima-se que a Internet tenha mais de 1 bilhão de páginas indexáveis, e cerca de 22 milhões de servidores diferentes.

E não parou somente nesses números, a rede de informações chamada de internet cresce progressivamente com a criação de milhares de blogs ,sites e etc.

O computador deixou de ser somente uma ferramenta de trabalho para o ser humano, ele hoje com a ajuda da internet aproxima pessoas gera informações, facilitando o dia-dia.